Clínica de Estética Health Plus Saúde Beleza e Bem-Estar                                                                                                                    Clínica de Estética Health Plus Saúde Beleza e Bem-Estar
 

Qualidade de Vida. Beleza e Saúde.

Se estamos falando de beleza, entendemos que ela deve estar associada a saúde.

Nesse artigo, conversamos com a Dra. Andréa Audi. Graduada em Medicina, com especialização em Clínica Médica, Programa de Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia.

Seus serviços compreendem a prevenção e controle da Osteoporose, Hipófse e Diabetes.


"Não existe milagre para perder peso, o que exite é disciplina, força de vontade e uma dieta que satisfaça o paladar do paciente para que ele não desista da reeducação alimentar."

Helath Plus - A pergunta que todos fazem...

- Estar acima do peso pode ser problema da tireóide?


Dra. Andréa Audi - Antes de responder esta pergunta preciso explicar o que é Tireoide.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✔️ Tireoide é uma glândula que todos temos. Fica localizada na parte da frente do pescoço e tem o formato de uma borboleta 🦋. Ela produz hormônios que são essenciais para o equilíbrio do nosso corpo (T4 e T3). Para produzir estes hormônios a tireoide precisa do iodo (aquele do sal que usamos todos os dias, não precisa tomar iodo).


HIPERTIREOIDISMO: quando a tireoide produz MAIS hormônios e temos um post sobre isso!⠀


HIPOTIREOIDISMO: quando a tireoide produz MENOS hormônios. Sintomas: pele seca, cansaço excessivo, queda de cabelo, unhas fracas entre muitos outros sintomas.

Também pode causar um PEQUENO ganho de peso, devido à retenção de líquidos, porém, com o tratamento adequado (reposição de levotiroxina), o hipotireoidismo não causa ganho de peso e não justifica a obesidade.


Então, apesar de o hipotireoidismo ter ficado conhecido como "a tireoide que engorda", ele não causa ganho de peso!


Health Plus: E sobre as dietas da moda o que você pode nos esclarecer?

Dra. Andréa Audi - Começando pela frase que "Para emagrecer não existe milagre" Toda dieta deve ser elaborada de acordo com as necessidades de cada indivíduo, por isso é imprescindível que tenha acompanhamento de um médico especialista. A ausência de uma vitamina ou excesso causam danos no organismo e alguns podem levar a desenvolver doenças e sobre carga de alguns órgãos. Por isso acho perigoso falar sobre o que seria uma melhor dieta.



Vamos falar da 'queridinha' de quem gosta de praticar exercícios físicos.

Você sabe a diferenças calóricas entres as batatas doce e inglesa?

Valores referentes a 100g das batatas cozidas, a doce tem 77 Kcal e a inglesa 52 Kcal. É isso mesmo que você está lendo: a batata inglesa tem um pouco a mais de proteína e um pouco a menos de carboidratos em comparação com a batata-doce, uma diferença entre elas é que a batata-doce tem um MENOR índice glicêmico (IG).

<