Clínica de Estética Health Plus Saúde Beleza e Bem-Estar                                                                                                                    Clínica de Estética Health Plus Saúde Beleza e Bem-Estar Qualidade de Vida. Beleza e Saúde.
top of page

Qualidade de Vida. Beleza e Saúde.

Se estamos falando de beleza, entendemos que ela deve estar associada a saúde.

Nesse artigo, conversamos com a Dra. Andréa Audi. Graduada em Medicina, com especialização em Clínica Médica, Programa de Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia.

Seus serviços compreendem a prevenção e controle da Osteoporose, Hipófse e Diabetes.


"Não existe milagre para perder peso, o que exite é disciplina, força de vontade e uma dieta que satisfaça o paladar do paciente para que ele não desista da reeducação alimentar."

Helath Plus - A pergunta que todos fazem...

- Estar acima do peso pode ser problema da tireóide?


Dra. Andréa Audi - Antes de responder esta pergunta preciso explicar o que é Tireoide.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✔️ Tireoide é uma glândula que todos temos. Fica localizada na parte da frente do pescoço e tem o formato de uma borboleta 🦋. Ela produz hormônios que são essenciais para o equilíbrio do nosso corpo (T4 e T3). Para produzir estes hormônios a tireoide precisa do iodo (aquele do sal que usamos todos os dias, não precisa tomar iodo).


HIPERTIREOIDISMO: quando a tireoide produz MAIS hormônios e temos um post sobre isso!⠀


HIPOTIREOIDISMO: quando a tireoide produz MENOS hormônios. Sintomas: pele seca, cansaço excessivo, queda de cabelo, unhas fracas entre muitos outros sintomas.

Também pode causar um PEQUENO ganho de peso, devido à retenção de líquidos, porém, com o tratamento adequado (reposição de levotiroxina), o hipotireoidismo não causa ganho de peso e não justifica a obesidade.


Então, apesar de o hipotireoidismo ter ficado conhecido como "a tireoide que engorda", ele não causa ganho de peso!


Health Plus: E sobre as dietas da moda o que você pode nos esclarecer?

Dra. Andréa Audi - Começando pela frase que "Para emagrecer não existe milagre" Toda dieta deve ser elaborada de acordo com as necessidades de cada indivíduo, por isso é imprescindível que tenha acompanhamento de um médico especialista. A ausência de uma vitamina ou excesso causam danos no organismo e alguns podem levar a desenvolver doenças e sobre carga de alguns órgãos. Por isso acho perigoso falar sobre o que seria uma melhor dieta.



Vamos falar da 'queridinha' de quem gosta de praticar exercícios físicos.

Você sabe a diferenças calóricas entres as batatas doce e inglesa?

Valores referentes a 100g das batatas cozidas, a doce tem 77 Kcal e a inglesa 52 Kcal. É isso mesmo que você está lendo: a batata inglesa tem um pouco a mais de proteína e um pouco a menos de carboidratos em comparação com a batata-doce, uma diferença entre elas é que a batata-doce tem um MENOR índice glicêmico (IG).


Porém, por ter mais carboidratos, tem uma MAIOR carga glicêmica (CG).⠀IG corresponde a VELOCIDADE de absorção do carboidrato, já o CG a QUANTIDADE total do carboidrato absorvido na refeição. Ou seja, ambas as batatas, se inseridas em uma alimentação saudável, podem ser consumidas. Não devemos demonizar ou idolatrar um alimento isoladamente, tudo depende da sua alimentação!


Texto: Dra. Andrea Audi - Endocrinologista

MOSTB Editora.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page