Clínica de Estética Health Plus Saúde Beleza e Bem-Estar                                                                                                                    Clínica de Estética Health Plus Saúde Beleza e Bem-Estar Obesidade
top of page

Obesidade

O Ministério da Saúde no Brasil aponta que temos atualmente, 55,7% da população adulta com excesso de peso e 19,8% está obesa no Brasil, e de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), no ano de 2018, ou seja, estamos aqui com uma defasagem de dados de aproximadamente 3 anos. Porem o IBGE aponta novos dados em 2019:



· A obesidade entre pessoas com 20 anos ou mais passou de 12,2% para 26,8% entre 2002/2003 e 2019.

· 61,7% da população adulta brasileira estava com excesso de peso. Entre 2002 e 2003, esse percentual era 43,3%.

· Entre as pessoas com 18 anos ou mais, 25,9% estavam obesas, totalizando 41,2 milhões.

· Um em cada cinco adolescentes com idades entre 15 e 17 anos estava com excesso de peso.

· Cerca de um terço das pessoas de 18 a 24 anos estavam com excesso de peso e entre as pessoas de 40 a 59 anos, a proporção chegava a 70,3%.


Ministério da Saúde alerta para a necessidade da adoção de hábitos saudáveis para evitar o excesso de peso e as doenças desencadeadas pela obesidade e agravadas pela pandemia, quando a ansiedade tomou conta do comportamento das pessoas que se viram forçadamente serem isoladas.

  • Hipertensão;

  • Diabetes;

  • Infarto do miocárdio;

  • Depressão entre outras.

Entenda o que é considerado Obesidade.

A definição da obesidade é realizada de acordo com o índice de massa corpórea (IMC), calculado através do peso dividido pela altura ao quadrado e classificada da seguinte maneira:

  • IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso;

  • IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I;

  • IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II;

  • IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.


O que se sente quando você está obeso?

O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos, mas os sintomas comportamentais são os primeiros a serem desencadeados quando a pessoa nega a sua imagem ou condição. Doenças silenciosas e imperceptíveis para muitos: depressão, ansiedade, bulimia e anorexia. Infelizmente doenças essas não atingem apenas os adultos, mas crianças e adolescentes.


Toda atenção a esses sintomas.

Busque ajuda de um especialista. (Clique aqui chat online, nós podemos te ajudar)

Viva bem. Viva feliz!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page