Clínica de Estética Health Plus Saúde Beleza e Bem-Estar                                                                                                                    Clínica de Estética Health Plus Saúde Beleza e Bem-Estar Exposição ao formaldeído pode causar efeitos de curto e longo prazo que podem afetar sua saúde.
top of page

Exposição ao formaldeído pode causar efeitos de curto e longo prazo que podem afetar sua saúde.



Se você decidir ter um cabelo mais liso, lançando mão de produtos químicos, fique atento a composição. A maioria dos produtos para alisamento ou alisamento do cabelo libera gás formaldeído, um conhecido carcinógeno humano, conforme classificado pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer, no ar durante o processo de alisamento ou alisamento do cabelo.

Você deve estar se justificando se gosta de alisar o seu cabelo “Mas eu faço o procedimento uma vez a cada seis meses ou mais”.

Saiba...


O que acontece durante o processo de alisamento do cabelo?

O profissional geralmente aplica a solução de alisamento ou relaxamento no cabelo e segue com uma etapa de processamento térmico - normalmente realizada com um dispositivo de chapinha que sela a solução nos fios de cabelo. Quando a solução é aquecida, o formaldeído do produto é liberado no ar como um gás. Mesmo que o salão seja bem ventilado, você e outras pessoas que estejam no local, correm o risco de inalarem a substância.



Por que a exposição ao formaldeído é perigosa

Quando o formaldeído é liberado no ar em níveis que excedem 0,1 ppm, pode causar irritação grave nos olhos, nariz e pulmões. Também pode causar sensibilidade na pele ou dermatite alérgica, além de sintomas como enjoo, dores de cabeça e tontura. Alguns casos até a perda gradual de cabelos, ferindo o folículo capilar de forma irreversível.


Exposição ao formaldeído: efeitos potenciais de curto e longo prazo

Não importa se a concentração é baixa, a exposição em tempos e tempos podem ser o suficiente para causar riscos potenciais à saúde. Indivíduos que sofreram exposição ao formaldeído descreveram reações como problemas oculares ou irritação, problemas do sistema nervoso (por exemplo, dores de cabeça e tonturas), problemas do trato respiratório (garganta inflamada ou áspera, tosse, respiração ofegante), náuseas, dor no peito, vômitos e erupções cutâneas. Os efeitos crônicos associados ao formaldeído podem incluir um aumento da prevalência de dores de cabeça, asma, dermatite de contato (erupção cutânea vermelha e coceira causada pelo contato direto com uma substância ou uma reação alérgica a ela como resultado de sensibilização) e possivelmente câncer.


É importante observar que algumas pessoas são muito sensíveis ao formaldeído, enquanto outras não reagem ao mesmo nível de exposição.

Mesmo depois dessas informações você ainda deseja ter cabelos lisos, fique atento:

  • A composição do produto utilizado;

  • Não faça o procedimento sozinho, ou com qualquer profissional. Não tenha vergonha de perguntar se o profissional é habilitado a fazer o procedimento.

  • Não faça o procedimento em salões que não possuam ventilação adequada.

Para uma vida saudável, tenha consciência das suas atitudes.


Equipe: Health Plus Saúde e Beleza. mostb.com



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page